SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#23 | ABRIL 2011
JOSÉ CARLOS PADRE ETERNO
Sales & Marketing Director da NOESIS

“O Marketing ou qualquer outra actividade fundamental e de suporte à empresa, terá de ser cada vez mais profissionalizada, interactiva e personalizada – adaptada a cada situação e target.”

A Noesis é uma organização de origem nacional que tem vindo a crescer a olhos vistos. Enquanto DMC da empresa, como é que tem acompanhado estas exigências?
Com rigor e profissionalismo. O sector onde actuamos é cada vez mais exigente e o ecossistema económico desfavorável em que temos vivido nos últimos anos tem permitido à NOESIS crescer. Em tempos difíceis, os clientes procuram cada vez mais garantir o rigor e os resultados na execução dos seus projectos e a NOESIS tem conseguido obter a sua confiança com a implementação de projectos on-time e on-budget, tornando-se assim uma real mais-valia.

Qual a estratégia de comunicação da NOESIS?
O principal vector de comunicação assenta na criação de valor da marca NOESIS. Apesar dos seus 15 anos de existência, a NOESIS foi durante muitos anos uma empresa low profile, que tinha pouco awareness no mercado. Actualmente, fruto da nossa estratégia de reposicionamento, temos uma marca reconhecida e com valor no mercado. Esta comunicação tem sido suportada em dois eixos: interno e externo. Salientamos como exemplo a iNOESIS, uma publicação trimestral lançada há cerca de 3 anos que é enviada a clientes, colaboradores, parceiros e potenciais clientes, com o objectivo de partilhar informação sobre a nossa actividade, iniciativas, projectos e novidades em geral. Temos também tido presença assídua em alguns eventos de referência no sector das TI, de forma a divulgarmos a nossa oferta e darmos a conhecer a NOESIS.

Enquanto DMC, de que modo determina a quem e como vender junto do vosso público-alvo?
A NOESIS actua no mercado B2B (business to business), pelo que os nossos clientes são empresas e não o consumidor final. A mensagem é elaborada tendo como alvo o decisor de informática e/ou de negócio, nomeadamente nos sectores das telecomunicações e financeiro, que representam 75% do nosso volume de negócios. Em função disso, construímos os diferentes materiais de comunicação, tendo sempre em vista a transmissão das nossas competências, vantagens competitivas e mais-valias que podem trazer um real valor ao negócio dos clientes. De facto, posicionamo-nos como consultora e conselheira das organizações, contribuindo com metodologias, processos e soluções que as tornem mais eficientes, produtivas, ágeis e optimizadas.

Como é possível aproximar a marca do público interno – visando tornar os colaboradores mais produtivos e os clientes mais satisfeitos?
O principal pilar dos valores da NOESIS é baseado numa cultura humanista, desde sempre incentivada pelos seus responsáveis, onde prevalece o respeito mútuo entre colaboradores. O enriquecimento das competências profissionais de cada elemento através de acções de formação regulares, e a promoção da sua motivação contínua com várias iniciativas de team-building e de comunicação interna, fazem parte das prioridades da NOESIS. Esta atitude tem contribuído para que os colaboradores se identifiquem plenamente com a empresa e com o crítico papel de cada um para o sucesso partilhado. Claro que um elevado grau de bem-estar dos consultores, traduz-se na forma profissional e competente como se apresentam todos os dias em cada Cliente, aumentando a sua satisfação e ajudando-os a tirar o máximo partido das soluções implementadas.

Como funciona a estrutura de marketing e comunicação na vossa organização?
A NOESIS tem na sua estrutura um Departamento de Marketing constituído pelo Director e duas Assistentes. Externamente, contamos com o apoio de uma Empresa de Marketing especializada e focada apenas em Marketing e Comunicação para o sector das Tecnologias de Informação, o que nos dá uma confiança acrescida para abordar este mercado.

Em termos de estrutura, que importância é que a Noesis atribui ao marketing e à comunicação? / Qual o peso do Marketing e Comunicação na estrutura da Noesis?
O Marketing e a Comunicação têm um papel preponderante na estrutura e estratégia da NOESIS. A empresa defende o desenvolvimento de uma Estratégia de Marketing global e integrada, que nos permita ser uma marca reconhecida e com valor no mercado. Defendemos a criticidade de ter uma comunicação coerente, focada e regular com todos os nossos públicos, que potencie uma maior notoriedade da empresa e o consequente crescimento do negócio.

Como será feito o marketing e a comunicação na próxima década?
Acredito que, futuramente, o Marketing ou qualquer outra actividade fundamental e de suporte à empresa, terá de ser cada vez mais profissionalizada, interactiva e personalizada – adaptada a cada situação e target. É fundamental ter os melhores talentos, pensar estrategicamente e de forma abrangente e planear o trabalho com equipas multidisciplinares.

Biografia
Licenciado em Engenharia de Sistemas Decisionais pela COCITE (Cooperativa de Técnicas Avançadas de Gestão e Informática – Instituto Superior de Informática e Gestão) e com um MBA em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, José Carlos Padre Eterno é Sales & Marketing Director da NOESIS desde Novembro de 2007. A sua carreira teve início em 1993 nos Cafés Delta, onde desempenhou diferentes funções como auditor interno, responsável logístico e responsável de planeamento e compras em diferentes empresas do Grupo. No ano 2000, dá os primeiros passos na área da consultoria no grupo Altran, começando como Sénior Consultant e assumindo, posteriormente, a função de Sénior Manager. Antes de integrar a equipa da NOESIS foi Solution Sales Director na tecnológica T-Systems.

 
Intra Director
Recursos Humanos
São as nossas pessoas que fazem a cultura, os RH são meros facilitadores...
Ricardo Peres
Interface Banca&Seguros
A introdução de novas tecnologias tem permitido evoluir para um atendimento personalizado de melhor qualidade
João B. Leite
Intra Director Financeiro
A gestão financeira é indispensável e indissociável do crescimento sustentado de uma empresa
Cláudia Maio
Interface Empresas
Não diria que a internacionalização é fundamental, mas é o caminho natural para a expansão das nossas organizações
Nuno Figueiredo
Edição Magda Jiná Design Luís Silva
Produção Filipe Neto Publicidade comercial@algebrica.pt
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).