SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#170 | ABRIL 2011
JOSÉ JUNQUEIRO
Secretário de Estado da Administração Local

"Aqui, na direcção-geral, temos um portal autárquico poderoso"

Pode falar-nos um pouco no que consiste o serviço InfoSEAL? Quais as suas principais funcionalidades? Quais foram os objectivos da sua criação?
O InfoSEAL é um serviço de mensagens utilizado apenas para as informações mais relevantes aos presidentes de câmara. Quando apresentámos a lei da tutela administrativa, quando lançámos o programa de estágios da administração local, quando fizemos o acordo com a Associação Nacional de Municípios sobre o livro branco do sector empresarial local, quando lançámos os debates sobre a reorganização administrativa ou quando criamos eventos para premiar os municípios com melhores serviços online – com maior acessibilidade, disponibilidade, notoriedade – enfim, são exemplos típicos de pequenas mensagens, de 150 a 160 caracteres, que enviamos para o telemóvel de cada um dos presidentes de câmara. Qual é a ideia? É de que eles, a qualquer momento, estejam ao corrente daquilo que de mais importante ocorre no âmbito da administração local.

Na sua opinião, acha que mGovernment é o próximo passo inevitável na evolução do eGovernment?
Penso que um conceito não invalida o outro. Acredito que a evolução da própria comunicação e da utilização é que irá definir uma dominante. A dominante é sempre aquela que proporciona informação útil de forma mais rápida, na hora e em qualquer sítio. Essa opção vai ser feita pelo utilizador final.
No que se refere a eGovernment e mGoverment, o modelo seguido em Portugal é de grande acessibilidade, disponibilidade e maturidade. Há uma disseminação total da Internet e da banda larga e, portanto estamos a planear os nossos serviços e o nosso relacionamento nessa base. Aqui, na direcção-geral, temos um portal autárquico poderoso que está ligado às autarquias para, por exemplo, poder prestar serviços online. Não obstante, os telemóveis são os terminais fundamentais para se poder obter algumas informações na hora e em qualquer sítio, com a maior acessibilidade.

As pessoas, por norma, são receptivas a novas aplicações ligadas ao mGovernment? Como foi a aceitação do serviço SMS do SEAL?
A receptividade é boa. Nunca alguém imaginou que criássemos este serviço, que implementámos a custo zero. Cada mensagem para os presidentes de câmara pode custar cerca 18 ou 19 euros para 308 autarcas de cada vez. Até menos, talvez, pois temos um conjunto de mensagens que é gratuito e que faz isso mesmo. A receptividade é boa, pois com esta aplicação os autarcas estão sempre informados sobre o que mais relevante se passa a nível da Administração Local. Por exemplo, nós agora temos os estágios da administração local. Ora, à medida que os estágios vão entrando em funcionamento, os autarcas recebem essa informação, estão sempre ao corrente. À distância de um click têm ali uma informação completa da sua autarquia.



Nota: Poderá aceder à versão integral desta entrevista na última edição da revista Interface Administração Pública. Solicite-a através do e-mail revistas@algebrica.pt, indicando o assunto “PDF Revista AP nº 58”.

Biografia
José Junqueiro é Secretário de Estado da Administração local (SEAL).

 
Jornadas Interface Empresas
Desmaterialização de Processos de Negócio
17 de Maio de 2011
Lisboa
Interface
Banca&Seguros
A intermediação financeira é considerada a ‘espinha dorsal’ da economia moderna.
Álvaro Sobrinho
Intra Director
Recursos Humanos
São as nossas pessoas que fazem a cultura, os RH são meros facilitadores...
Ricardo Peres
Interface Saúde
O TELEMOLD permite a telemonitorização simultânea de dois tipos de terapêutica essenciais no aumento da esperança de vida de doentes com insuficiência respiratória
Inês Faria
Interface Empresas
Não diria que a internacionalização é fundamental, mas é o caminho natural para a expansão das nossas organizações
Nuno Figueiredo
Intra Director Financeiro
A gestão financeira é indispensável e indissociável do crescimento sustentado de uma empresa.
Cláudia Maio
Edição Magda Jiná Design Luís Silva
Produção Filipe Neto Publicidade comercial@algebrica.pt
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).