SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#105 | JUNHO 2018
 
NUNO SOUSA
Responsável de Marketing da Pneus Cruzeiro
Parcerias com fornecedores globais
 

Qual é o historial da Pneus Cruzeiro enquanto grossita de pneumáticos, ao nível de vendas e distribuição?
A Pneus Cruzeiro (João António Almeida Matos, Lda.), foi constituída em 2005 pelo seu sócio-gerente João Matos. Inicialmente com apenas um posto de pneus, e do qual João Matos foi o grande impulsionador, a Pneus Cruzeiro foi aumentando as suas infraestruturas e criou uma capacidade de armazenamento de grande dimensão, o que lhe permitiu desenvolver, e muito, a atividade de revenda e distribuição de todo o tipo de pneus, que hoje é praticamente um exclusivo da empresa. Depois de um trabalho de base muito árduo em dar a conhecer a empresa e os moldes em que ela opera, a Pneus Cruzeiro foi crescendo sustentadamente, transformando-se hoje, num dos maiores distribuidores de pneumáticos de Portugal. Possuindo clientes desde o Norte e interior de Portugal até ao Algarve, passando pela Madeira e Açores, a Pneus Cruzeiro possui viaturas para fazer a sua própria distribuição e, quando logisticamente não é possível a entrega ser feita pela Pneus Cruzeiro, então é feita pelas transportadoras contratadas, com distribuição duas vezes por dia, gratuita em todo o país.

Qual é a principal estratégia da empresa?
No fundo, a revenda de pneus é o coração da empresa. É nesta atividade que a empresa concentra basicamente todas as suas forças. Neste sentido, e para garantir uma cobertura bidiária de entregas em todo o país, abrimos em 2016 um espaço de armazenamento em Alverca, para garantir uma maior proximidade com a zona centro e sul de Portugal. No entanto, a empresa assume o cliente como a parte mais importante do seu negócio. A qualidade do produto, do serviço, da distribuição, uma plataforma de venda online extremamente bem desenvolvida, são fatores decisivos para satisfazer as pretensões dos nossos clientes.

Quais são as principais marcas de pneus representadas pela Pneus Cruzeiro?
As principais marcas representadas pela Pneus Cruzeiro são as chamadas marcas premium: Michelin, Goodyear, Dunlop, Continental, Pirelli e Bridgestone. No entanto, temos uma panóplia de marcas diferenciadas tais como Kumho, Hankook, BFGoodrich, Kormoran, Debica, Sava, Mabor, Nexen. Temos o exclusivo em Portugal da marca Nordexx, marca de origem dinamarquesa, mas de fabrico na China, e ainda a marca MRL nas categorias agrícola e industrial.

Como caracteriza a oferta de pneumáticos da empresa?
Como grossista de pneus, entendemos que devemos ter uma ampla variedade de pneus, incidindo sobre todos os segmentos. O único segmento que não abrangemos é o de moto, no entanto, uma das estratégias a médio prazo da Pneus Cruzeiro é começar a entrar também neste segmento.

Em termos de inovação e de qualidade, como descreve a oferta de pneumáticos por parte da empresa? Estes são somente novos ou a oferta contempla também pneus usados (por exemplo, recauchutados)?
O mercado cada vez mais exige que estejamos constantemente a inovar e à procura das melhores soluções para os nossos clientes. Neste sentido, procuramos sempre abranger o maior número de dimensões nas diferentes marcas, o que por si só, é já uma tarefa bem complicada, pois cada vez mais temos no mercado novas dimensões, novas especificações técnicas, cada vez mais pneus com homologações para as várias marcas de automóveis, e então temos o esforço de acompanhar essa situação. Por outro lado, procurámos que a nossa plataforma de vendas online (www.pneuscruzeiro.com.pt) esteja atualizada e contenha o máximo de informação técnica possível, para facilitar a vida ao nosso cliente. A Pneus Cruzeiro só comercializa pneus novos, não contempla pneus usados nem recauchutados.

A qualidade do produto, do serviço, da distribuição e uma plataforma de venda online bem desenvolvida são fatores decisivos para satisfazer as pretensões dos nossos clientes.

Como avalia a evolução do negócio de distribuição de pneus da empresa?
A Pneus Cruzeiro começou em 2005 com uma micro distribuição (apenas no norte do país), no entanto, em todos os anos foi crescendo sustentadamente até aos dias de hoje. Neste momento, dispõe de 14.000m2 de armazenamento na Póvoa de Lanhoso e 3.000m2 em Alverca. Possui clientes em todo o Portugal Continental, Madeira e Açores, aumentou todos os anos o produto disponível, bem como o número de clientes que compram regularmente. Hoje, a Pneus Cruzeiro afigura-se como uma referência nacional na distribuição grossista de pneus.

Qual é a principal estratégia de negócio da Pneus Cruzeiro?
A principal estratégia da Pneus Cruzeiro passa por trabalhar diretamente com os fabricantes de pneus, conseguindo as melhores condições possíveis para garantir que somos realmente competitivos no mercado. Igualmente, passa por ter os melhores parceiros na Logística para garantir a excelência na distribuição das nossas encomendas. Neste sentido, temos também uma frota própria que garante as entregas nos concelhos de Braga, Guimarães, Vizela, Paredes, Paços de Ferreira, Póvoa de Varzim, Barcelos e Vila do Conde. Num mundo tecnológico como hoje se vive, ter um site para vendas online é fundamental. É por isso, que estamos a renovar o nosso site no sentido de o tornar cada vez mais completo, incorporando cada vez mais informação técnica, informação legislativa, fotos dos vários tipos de pneus, acesso à documentação contabilística de cada cliente, etc.

Que parcerias a Pneus Cruzeiro possui no seu mercado?
Gostamos de ter os melhores parceiros para desenvolver da melhor forma a nossa atividade, sejam eles clientes ou fornecedores, e por isso fazemos tudo para responder às expectativas de cada um deles, pois entendemos ser essa a melhor forma de os fidelizar. No entanto, temos uma parceria com a marca de pneus Nordexx. É uma marca dinamarquesa, com fabrico chinês. Estamos com a Nordexx desde 2015, que oferece uma ampla gama de dimensões nas categorias turismo, comerciais e 4x4. É um produto que tem qualidade e que, acima de tudo, tem uma excelente aceitação dos nossos clientes. Em Portugal, a Nordexx é um exclusivo da Pneus Cruzeiro.

De que forma a Pneus Cruzeiro diferencia a sua oferta da concorrência?
É cada vez mais difícil ter algo que nos diferencia da concorrência. Temos muito respeito por todos os nossos concorrentes, e todos temos as nossas mais-valias. A Pneus Cruzeiro tenta se diferenciar por entender que o cliente é a parte mais importante do seu negócio e, por isso, a qualidade do produto, do serviço e da distribuição são fundamentais para ter uma elevada capacidade de resposta às diferentes solicitações, satisfazendo as necessidades e expectativas do cliente. Procuramos, como efeito diferenciador, estabelecer parcerias com os melhores fornecedores a nível mundial, de forma a manter um elevado padrão de qualidade, tendo sempre em mente que a qualidade será sempre o fator primordial para a melhoria contínua da atividade da empresa.

Biografia
Nuno Sousa possui frequência universitária na licenciatura do 3º ano de Direito da Universidade do Minho. Atualmente é Responsável de Marketing da Pneus Cruzeiro, empresa onde sempre exerceu funções.

ÚLTIMAS ENTREVISTAS
Edição Osvaldo Pires Design Lília Correia
Produção Lília Correia Publicidade comercial@algebrica.pt
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).

jdahdladhdl