SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#110 | DEZEMBRO 2018
 
FRANCISCO FARRÁS
Diretor-Geral Ibérico do Grupo Avis Budget
Veículos e a Cloud
 

Numa altura em que os avanços tecnológicos nos diferentes setores de mobilidade acontecem a alta velocidade, é fundamental que as empresas de rent-a-car se adaptem às novas oportunidades tecnológicas e incluam nos seus modelos de negócio as várias inovações neste campo.
No seguimento destas inovações, no Grupo Avis Budget, temos estabelecido uma série de parcerias de modo a acompanhar esta realidade. Um desses casos é a nossa mais recente parceria com a Amazon, através da qual potenciamos os Serviços Web da Amazon (SWA), de modo a impulsionar as soluções de veículos conectados. Como resultado deste trabalho conjunto com os SWA, será possível fornecer serviços de cloud altamente seguros e expansíveis para a plataforma global de carros conectados do nosso Grupo. Inteligência Artificial, Machine Learning e Gestão de Dados são alguns dos recursos dos SWA que iremos aproveitar de modo a desenvolvermos uma ampla variedade de aplicações de veículos conectados e serviços de mobilidade. Através deste tipo de recursos será possível, por exemplo, tornar a nossa frota 100% conectada até 2020 - atualmente são mais de 100 mil os veículos que temos já conectados em todo o mundo. Espera-se assim que a Data Intelligence e a utilização de dados como um serviço aumentem a eficiência operacional da empresa e beneficiem o planeamento urbano inteligente.

Inteligência Artificial, Machine Learning e Gestão de Dados são alguns dos recursos dos SWA que iremos aproveitar, de modo a desenvolvermos aplicações de veículos conectados e serviços de mobilidade.

Iniciativa para o mercado global da Internet das Coisas
Estes dados são uma oportunidade para simplificar as operações e reduzir os custos. A nossa presença mundial permite-nos aceder a uma visão mais global no que toca a inventários, gestão da quilometragem e ainda acesso a notificações de manutenção automatizada. Estes dados permitem ainda um rastreamento mais sofisticado de veículos inativos e o processamento automatizado dos automóveis prontos para serem alugados. Os SWA apoiam a iniciativa do nosso Grupo em manter e gerir um ambiente virtual com consistência mundial em todo o sistema operacional, na linguagem de programação, na plataforma de aplicações web, nas bases de dados e em outros serviços necessários. O foco dos SWA na segurança irá também garantir a integridade e proteção dos dados dos automóveis conectados e de outros conjuntos de dados a serem armazenados pelo Grupo Avis Budget, uma componente essencial para o crescimento contínuo do mercado global da Internet das Coisas. Com esta parceria, a Amazon terá ainda a possibilidade de disponibilizar o acesso a dados anónimos dos veículos conectados às organizações públicas e privadas que optem pela parceria com o nosso Grupo podendo, desta forma, ajudar a criar futuras inovações nos veículos, em novos produtos e serviços e ainda a possibilidade de fornecer informação essencial para o planeamento urbano, tal como as condições das estradas e dados relativos ao volume de tráfego. A plataforma que construímos permite-nos uma gestão avançada de dados e recursos analíticos expansíveis para a nossa plataforma de carros conectados. Temos agora a capacidade de crescer com base na procura e os nossos dados são sustentados pelo software e pelas enormes infraestruturas dos SWA, o que nos dá acesso a novas ferramentas orientadas por insights, recursos de armazenamento, e a uma segurança única. Estas parcerias são, por isso, uma mais-valia no que toca à melhoria dos serviços que oferecemos e na evolução para uma frota cada vez mais conectada.

Biografia
Francisco Farrás é licenciado em Engenharia Industrial e Elétrica pela Universidade de Oviedo (Espanha). Foi Business Governance Manager e antes disso IT Manager da Avis Alquile Un Coche SA. Hoje em dia é Diretor-Geral Ibérico do Grupo Avis Budget.

ÚLTIMAS ENTREVISTAS
Edição Osvaldo Pires Design Lília Correia
Produção Lília Correia Publicidade comercial@algebrica.pt
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).

jdahdladhdl