SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#111 | JANEIRO 2019
 
RUBEN FERNANDEZ
Sócio-Fundador da Muuv
Modelo de mediação online
 

A Muuv é um projeto cofinanciado pela UE. Qual é o historial da Muuv na venda e compra de veículos automóveis online?
A Muuv recebeu um pequeno apoio do Programa 2020, mas nada de significativo; foram apenas algumas despesas de arranque da empresa. Temos o apoio anunciado no nosso site por uma questão de obrigação contratual (não creio que seja relevante).
A Muuv surgiu de um grupo de amigos de infância que procuravam criar algo juntos, de todas as ideias que conseguimos juntar - o mercado dos carros usados -, e consequentemente a Muuv destacou-se como a melhor oportunidade/ideia pela experiência e conhecimentos que tínhamos. Pensamos que nos conseguiríamos adaptar melhor a esse mercado e que a oportunidade seria maior e melhor.
A Muuv foi lançada em maio de 2017. A ideia inicial, e ainda em voga é a de facilitar a venda de carros usados entre particulares recorrendo a um modelo de mediação. Reparamos que muitos particulares procuram uma proposta melhor do que a oferecida numa situação de retoma, mas não têm os conhecimentos e disponibilidade para passar por todo o processo que uma venda de uma viatura implica. Desde descrição, fotografias, estabelecer preço, negociação, visitas e a fase final de documentação e pagamento.

De que forma avalia o negócio que a Muuv oferece ao mercado?
A Muuv procura facilitar todo o processo de mediação, tratando de tudo desde o início ao fim. O serviço é gratuito e recebemos a nossa comissão apenas no caso de a viatura ser vendida.
Numa perspetiva dos compradores, oferecemos viaturas a um excelente preço que foram sempre verificados pelos nossos mecânicos, com os mesmos serviços complementares que um stand poderá oferecer como garantia, retoma e financiamento.
O ano de 2017 foi um ano adaptação, essencialmente nos primeiros meses. Começámos a realizar vendas em maior escala em finais de 2017. Em 2018 já ultrapassamos o nosso objetivo anual de 100 viaturas vendidas muito antes do final do ano. Acredito que seja um feito bastante positivo, tendo em conta que falamos de um modelo de negócio novo.

De que forma comenta a evolução do negócio da Muuv através do seu site?
Tivemos algumas barreiras essencialmente no início, dado que se tratava de um modelo de negócio novo que grande parte do mercado desconhece. Conseguimos adaptar o nosso discurso e forma de atuação de modo a diminuir as barreiras de comunicação com os nossos clientes.
Hoje já recebemos feedback muito positivo dos nossos clientes. De vendedores que conseguiram vender a sua viatura por valores até 20% superiores à melhor proposta de retoma que tinham, e compradores que tiveram a possibilidade de comprar viaturas com excelente qualidade a um preço muito competitivo.

Como funciona o processo de venda e compra na empresa?
O primeiro passo passa pelos vendedores que visitam a nossa plataforma em www.muuv.pt para vender e realizar um pedido de avaliação da sua viatura. Num prazo máximo de 24h enviamos uma avaliação do valor que acreditamos ser bastante competitivo para o vendedor (sempre superior aos valores de retoma) e para o comprador (após a nossa comissão).
Se o vendedor aceitar a nossa proposta, temos os nossos próprios mecânicos no Porto e Lisboa que se deslocam presencialmente a um local à escolha do vendedor, normalmente casa ou trabalho, para realizarem uma certificação onde verificamos 220 pontos - pontos esses que acreditamos que são essenciais para garantir que a viatura está num ótima estado para comercialização. Verificamos todos os pontos desde mecânica, chapa/pintura e historial da viatura.
Após a certificação o vendedor pode continuar a circular com a viatura e não terá de se preocupar com mais nenhum elemento da venda. A Muuv anuncia a viatura no próprio site, onde inclui fotografias completas da viatura e o relatório mecânico que realizamos do carro. Será também anunciado em outras plataformas de classificados e redes sociais de modo a aumentar o número de interessados.
Quando surgem interessados, fazemos a gestão de contactos (incluindo retomas e financiamentos) e convidamos para visitar a viatura aqueles que nós acreditamos terem um interesse real no carro. De acordo com os nossos dados, conseguimos vender 70% dos carros em apenas uma visita. Todos as visitas são acompanhadas por elemento da nossa equipa.
No caso de compra, acompanhamos todo o processo de registo e pagamento, de modo a garantir 100% de segurança para o comprador e vendedor.

A Muuv detém instalações físicas onde comercializa também os automóveis em stock?
Todas as nossas vendas são realizadas online. As viaturas não se encontram expostas em nenhum local fixo. As visitas das viaturas são realizadas de acordo com a disponibilidade dos intervenientes. A Muuv tem escritórios localizados em Lisboa e na Maia (Porto). Temos inclusive parcerias com garagens e oficinas nas duas cidades que permitem fazer a gestão logística das viaturas que se encontrem em fase final de entrega.

A Muuv foi lançada em maio de 2017. A ideia inicial, e ainda em voga, é a de facilitar a venda de carros usados entre particulares recorrendo a um modelo de mediação online e estabelecendo parcerias com oficinas.

Como comenta a evolução atual do negócio da empresa?
O negócio da mediação no ano de 2018 tem se mantido estável. No entanto, recentemente começamos a reparar numa oportunidade: recebemos cerca de 1.000 contactos por mês de pessoas interessadas em vender a sua viatura. Reparamos que muitos dos nossos clientes, apesar de terem interesse em vender a viatura por um preço superior, muitas das vezes não têm a disponibilidade de tempo que o modelo da mediação exige. Tendo isso em conta, começamos a realizar propostas de compra da viatura para posterior venda a comércio. Em setembro de 2018 começamos de facto a testar essa nova vertente que se demonstrou bastante lucrativa, representando ao final de dois meses um volume de negócios superior ao da mediação.
Estamos neste momento em fase de desenvolvimento tecnológico, o que nos permitirá otimizar as nossas propostas de compra e de revenda para comércio. No mês de dezembro já haverá algumas modificações na nossa plataforma nesse sentido. Paralelamente, vamos desenvolver uma plataforma de leilões que permitirá aos profissionais realizar propostas pelas viaturas dos nossos particulares a um preço de comércio.
Vamos nos próximos meses equilibrar a nossa plataforma para clientes que pretendem vender a viatura na hora por um valor de retoma e para clientes que pretendem um valor mais elevado.

Em termos gerais, qual é o perfil dos clientes da Muuv?
Os nossos clientes são particulares que pretendem vender a sua viatura. Temos clientes interessados numa venda por um valor mais elevado (mediação), são clientes que dispõem de tempo e disponibilidade para uma venda tradicional. Mais recentemente começamos a explorar clientes que pretendem receber a melhor proposta de compra na hora. Para atingir esse objetivo, estamos neste momento a criar uma ferramenta de avaliação interna que permite oferecer uma proposta de compra, em tempo real, da viatura muito competitiva, com o objetivo de ser a melhor proposta de compra de todas as plataformas disponíveis online. Por norma, os clientes que preferem a mediação são pessoas que têm um carro a mais e não têm “pressa” para vender. No outro caso, são pessoas com algum negócio de compra de viatura pendente e procuram a melhor proposta de retoma.

A Muuv oferece o serviço pós-venda auto aos seus clientes? E articula com oficinas para o efeito?
A Muuv oferece a possibilidade de os particulares comprarem uma garantia de 12 meses das viaturas que estão anunciadas no nosso site. A garantia é realizada em parceria com a Europ Assistance que permite os clientes recorrerem a qualquer oficina do fabricante ou Bosch Car Service para realizar diagnóstico e reparação.

De que forma, a empresa diferencia a sua oferta auto da concorrência?
No mercado da mediação, acredito que nos diferenciamos pelo atendimento personalizado e pela logística em que a Muuv opera em termos de visitas e entregas das viaturas. O facto de os nossos mecânicos se deslocarem ao local à escolha dos clientes, no Porto e Lisboa, é visto como uma grande mais-valia do nosso serviço.
No mercado da compra das viaturas na hora, é ainda um modelo recente, mas queremos nos destacar pelas nossas capacidades analíticas e de gestão de informações do mercado, o que nos permitirá sempre oferecer a melhor proposta de compra.

Biografia
Ruben Fernandez, licenciou-se em Gestão pela Universidade Católica, e é Mestre em Gestão pela EADA Business School e EDHEC Business School. Esteve envolvido em diver¬sos projetos na área do empreendedorismo e inovação em Espanha e França. Atualmente é Sócio-Fundador da Muuv.

ÚLTIMAS ENTREVISTAS
Edição Osvaldo Pires Design Lília Correia
Produção Lília Correia Publicidade comercial@algebrica.pt
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).

jdahdladhdl