SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#112 | FEVEREIRO 2019
 
EURICO DIAS
Administrador e Diretor de Operações da Introsys
Automação e integração automóvel
 

Há um momento que define um destino: em 2019 a Introsys já é uma das empresas fornecedora de referência para Grupos como Volkswagen, BMW, Audi, Ford, Chrysler ou Daimler.

Há um momento que define um destino: em 2019 a Introsys já é uma das empresas fornecedora de referência para Grupos como Volkswagen, BMW, Audi, Ford, Chrysler ou Daimler. De facto, desde essa data, a empresa tem marcado uma presença permanente em projetos de relevo levados desenvolvidos em três continentes diferentes, o que para além do exercício normal da sua atividade, permite ainda ganhar a visibilidade necessária para captar novos clientes entre os fornecedores de primeira linha, responsáveis pela implementação das linhas de produção dos novos modelos. Fundada em 2002, a Introsys assumiu como principal objetivo o desenvolvimento de robôs de serviço para o mercado de consumo. Durante os primeiros dois anos a empresa dedicou-se exclusivamente ao desenvolvimento de um robô para desminagem, tendo realizado apenas atividades de I&D. Mas, a partir de 2004, iniciou a sua atividade exportadora, ao apostar no mercado de sistemas de controlo para manufatura. Inicialmente, fornecendo serviços à hora de programação de robôs e de autómatos programáveis e, mais tarde, fornecendo soluções “chave-na-mão” de sistemas de controlo.

Fornecedor de primeira linha na cadeia de valor da indústria automóvel
Desde então, e até ao momento, a Introsys participou nos principais programas de lançamento de 30 veículos, com o desenvolvimento de sistema de controlo de cerca de 3000 robôs. Mais especificamente, estes serviços incluem: projeto e planeamento elétrico, instalação elétrica, programação em ambiente virtual, programação de autómatos, programação de robôs, comissionamento na casa dos clientes e gestão de projeto. Com a prestação destes serviços a Introsys posiciona-se como fornecedor de primeira linha na cadeia de valor da indústria automóvel. E é uma empresa com uma taxa de exportação média nos últimos anos acima dos 95%. Os principais clientes da Introsys são sobretudo grandes empresas de engenharia de países do centro da Europa que depois fornecem novos produtos para grandes clientes como o Grupo Ford, Grupo Volkswagen (VW, Audi, Seat, Skoda, Porsche) e o Grupo BMW. A empresa possui ainda, desde 2014, a Introsys Training Academy preparada para fornecer serviços de formação para a indústria da manufatura, posicionando-se desta forma como fornecedor de primeira linha nesta indústria. A partir de 2016, fornecemos também soluções de inspeção de qualidade para a indústria.

Projetos globais
Desde a sua fundação, em 2002, a Introsys já realizou projetos em Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Roménia, Rússia, Reino Unido, India, Holanda, México e Brasil, tendo subsidiárias no México, India, China e Alemanha. Em 2016, abriu a delegação de Castelo Branco com o intuito de ter uma ligação de proximidade com a indústria de componentes e universidades deste distrito. Sedeada no concelho de Palmela, num edifício com 2.100m2, em 2019 a Introsys prepara-se para implementar um Digital Hub, o Introsys IDIHUB, com laboratórios de robótica móvel, áreas de simulação, células robotizadas que representam processos produtivos, salas de formação, entre outros. Com uma taxa de crescimento médio do volume de negócios de 25% nos últimos 5 anos, a Introsys tem assim uma reputação técnica junto dos construtores automóveis quase com duas décadas e que se podem ainda projetar para mais outras duas décadas.

Biografia
Eurico Dias é licenciado em Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação. Possui diversas formações específica da área da automação, como Hidráulica na Hidromática, Pneumática na Hidromac-Bosch, Eletrónica de Potência e Unidades de Controlo, Soldadura Tucker, PLCs S5 Siemens, Microprocessadores, entre muitas outras. Atualmente é Administrador e Diretor de Operações da Introsys. Tem desenvolvido a sua atividade no setor da automação. Trabalhou na Autoeuropa e foi consultor de hardware e controlo na IASYS. É especializado nas áreas de programação de robôs e autómatos, e em gestão de projetos, e é desde 2004 sócio da Introsys.

ÚLTIMAS ENTREVISTAS
Edição Osvaldo Pires Design Lília Correia
Produção Lília Correia Publicidade comercial@algebrica.pt
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).

jdahdladhdl