SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#113 | MARÇO 2019
 
PEDRO PESSOA
Diretor de Marketing e Vendas da LeasePlan
Acelerar a adoção de Veículos Elétricos
 

Com a aposta de atingir as zero emissões na sua frota de serviço até 2030, a LeasePlan pretende oferecer viagens neutras em carbono aos seus clientes. Pedro Pessoa destaca o papel da empresa na Gestão de Frotas.

Em termos gerais, de que forma descreve as soluções de renting da LeasePlan? Quais são os principais serviços oferecidos às empresas?
Com mais de 50 anos de experiência a nível mundial, a missão da LeasePlan é disponibilizar “any car, anytime, anywhere”. Promovemos uma política de “risco zero” através da gestão operacional de todo o ciclo de vida dos veículos (negociação, compra, manutenção, gestão de sinistros e pneus, venda dos automóveis no final do contrato) e da oferta de serviços de valor acrescentado (telemática, programas de prevenção rodoviária, estudos e aconselhamento especializado).

Em finais do ano passado, a LeasePlan estabeleceu uma parceria com a Land Life Company para tornar cada viagem neutra em carbono. Na sua opinião, qual é a importância e reflexos deste negócio?
A parceria com a Land Life Company confirma a estratégia da LeasePlan e o comprometimento da empresa em compensar todas as emissões de carbono da frota dos seus colaboradores até 2021, altura em que se prevê que a frota de colaboradores da LeasePlan seja totalmente elétrica, assim como o compromisso em atingir as zero emissões na sua frota de serviço até 2030. Através da parceria com a Land Life Company, podemos oferecer aos nossos clientes a oportunidade de tornar cada uma das suas viagens neutras em carbono. Coletivamente, temos uma dívida de carbono que tem de ser paga e, com 1,8 milhões de veículos elétricos na estrada, podemos causar um grande e positivo impacto no desafio da mudança climática.

Ainda no campo de parcerias, a LeasePlan juntou-se ao Global ZEV Challenge para acelerar a transição para a mobilidade elétrica. Para a empresa, qual é a importância desta iniciativa? Já existem resultados concretos advindos desta parceria estabelecida por parte da Leaseplan?
Como parceira fundadora do Desafio ZEV, a LeasePlan compromete-se a usar a sua influência e relacionamento com os clientes para acelerar a adoção de VEs (Veículos Elétricos) entre algumas das maiores empresas do mundo. Hoje, mais de metade dos carros na estrada pertencem a empresas que fazem das frotas corporativas um ponto de partida natural para a transição para os veículos elétricos.

A LeasePlan é a nova parceira de Renting da Fiat Chrysler Automobile (FCA) em vários mercados europeus. Segundo o que foi acordado, a LeasePlan é agora o parceiro preferencial da rede de concessionárias europeias da FCA nos mercados onde a FCA não tem operações próprias, oferecendo as soluções de renting da LeasePlan aos clientes da FCA. Em Portugal, já existem evoluções sobre este acordo?
Sim. No final de 2018 lançámos algumas campanhas em conjunto com a FCA tendo o resultado sido bastante promissor. Estamos a ultimar mais algumas iniciativas que contamos lançar durante o ano de 2019, com vista a exponenciar todo o potencial desta parceria.

Como parceira fundadora do Desafio ZEV, a LeasePlan compromete-se a usar a sua influência e relacionamento com os clientes para acelerar a adoção de Veículos Elétrico.

De que forma a LeasePlan diferencia o seu serviço de renting face à concorrência?
No segmento Corporate, acreditamos que nos diferenciamos por sermos parceiros e consultores estratégicos dos nossos clientes e não apenas simples prestadores de serviços. Temos disponibilizado serviços de consultoria e estudos de mercado cada vez mais especializados, que se centram na identificação de oportunidades de redução de custos com a frota e trabalhamos, em conjunto com os nossos clientes, na definição da estratégia mais eficiente para a otimização do seu parque automóvel. No segmento das PME e Particulares, fomos pioneiros no desenvolvimento de campanhas específicas para uma marca e um modelo, associadas a rendas muito competitivas. Atualmente, a generalidade dos nossos concorrentes também usa esta abordagem, mas há uma particularidade que distingue o posicionamento da LeasePlan: queremos proporcionar a estes clientes – a maioria deles novos no renting – uma ótima primeira experiência. Por este motivo, as nossas ofertas incluem tipicamente todos os serviços, garantindo que o cliente fique “livre de preocupações”. Estamos conscientes de que nem todos os nossos concorrentes têm o mesmo posicionamento.

Como descreve os serviços da Leaseplan no domínio da Gestão de Frotas?
Para além do serviço de Consultoria e da disponibilização de informação de gestão, oferecemos um conjunto de soluções que garantem a previsibilidade e a redução de custos na Gestão de Frotas. É o caso da Garantia Total, que assegura proteção contra gastos inesperados devido a uma utilização menos cuidada do veículo durante o contrato; do Seguro de Recondicionamento, uma cobertura que reduz eventuais riscos associados a danos que não se enquadram no uso normal do veículo no final do contrato; ou ainda do serviço de Substituição Ilimitada de Pneus.

Que tipo de veículos são disponibilizados no aluguer operacional de viaturas pela empresa?
A tipologia de veículos que disponibilizamos para empresas depende muito do perfil do cliente e das suas necessidades específicas. A utilização pode ir desde os veículos executivos e utilitários até aos veículos comerciais ligeiros.

Biografia
Pedro Pessoa é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e possui duas pós-graduações pelo ISCTE, em Marketing e Business Administration. Tem também uma pós-graduação em Negotiation & Leadership através da Universidade Católica. Exerce o cargo de Diretor de Marketing e Vendas da LeasePlan, tendo integrado o Business Development Council Member (Advisory Group for Business Development) e o Faculty Board Member (Advisory Group for Training Needs and People Development) do Grupo Leaseplan.

ÚLTIMAS ENTREVISTAS
Edição Osvaldo Pires Design Lília Correia
Produção Lília Correia Publicidade comercial@algebrica.pt
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).

jdahdladhdl