SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#114 | ABRIL 2019
 
ANTÓNIO JOAQUIM
Diretor de Comunicação da Nissan Portugal
Mobilidade conectada
 

Para a Nissan a conectividade é fundamental na Integração Inteligente, na Energia Inteligente e na Condução Inteligente.

Na sua opinião, quais são as principais inovações atuais da Nissan no âmbito da conectividade automóvel? Quais são os grandes lançamentos que estão a ser produzidos pela empresa?
Na Nissan utilizamos a nossa visão de Mobilidade Inteligente para nos guiar nas decisões estratégicas que determinam a forma como os carros são movidos, impulsionados e integrados na sociedade. A Mobilidade Inteligente Nissan engloba três áreas principais de inovação com o objetivo de oferecer maior entusiasmo, confiança e conectividade aos nossos clientes: Condução Inteligente, que transmite aos nossos clientes mais confiança através de uma maior segurança, controlo e conforto para todos a bordo; Energia Inteligente, que torna a condução mais emocionante para os nossos clientes, tornando-a simultaneamente mais limpa e eficiente e Integração Inteligente, que mantém os clientes mais conectados ao vincular de maneira conveniente os nossos automóveis às infraestruturas e à sociedade em geral. Através da Mobilidade Inteligente Nissan estamos a construir para nossos clientes uma mobilidade que é mais segura, mais empolgante e mais conectada.

O recente sistema de infotenimento NissanConnect, com funcionalidades melhoradas, está agora disponível no Micra de dois volumes. Para a Nissan, qual é a importância desta integração no domínio da conectividade automóvel?
No âmbito da Integração Inteligente estamos a desenvolver sistemas, entre eles o NissanConnect, que permitem aos nossos clientes estarem mais conectados, ligando convenientemente os nossos automóveis com o ambiente que os circunda, e, mais além, com a sociedade em geral.
Ao ligar em rede os automóveis, os indivíduos e as infraestruturas, a Nissan contribui para um ambiente mais limpo, um planeta mais verde e menos fatalidades na estrada. Em particular, ao conectarmos os nossos automóveis com as infraestruturas, tais como estradas, informações e redes de energia elétrica, estamos a contribuir para a redução de congestionamentos de trânsito, uma partilha de automóveis mais eficiente, operação remota de veículos e uma melhor gestão da energia.

Quais são as principais soluções de conectividade automóvel que estão a ser integradas neste momento nos veículos automóveis, em termos globais, e em que mais modelos?
A Nissan revelou recentemente no CES a sua visão de futuro para um veículo que ajuda os condutores a "ver o invisível", unindo os mundos real e virtual para criar a derradeira experiência de automóvel conectado.
Esta inovadora tecnologia Invisível-para-Visível, ou I2V, pretende demonstrar o futuro da condução através de uma experiência de imersão tridimensional interativa. A I2V auxiliará os condutores através da conjugação de informações provenientes de sensores externos e internos ao automóvel com dados provenientes da nuvem. Isto permite que o sistema acompanhe, não só, as imediações do automóvel, como também, que antecipe o que está para acontecer, por exemplo, o que está por trás de um edifício ou ao virar da esquina. Para tornar a condução mais agradável, é proposta orientação de uma forma interativa e humana, como avatares que aparecem no interior do automóvel.
Ao mergulhar no mundo virtual, a I2V abre inúmeras possibilidades de serviço e comunicação, tornando a condução mais conveniente, confortável e entusiasmante. As suas características interativas criam uma experiência personalizada segundo os interesses e estilo de condução do condutor e assim cada pessoa pode desfrutar desta tecnologia à sua maneira.

Para a Nissan, qual é a importância da integração de apps como a Apple CarPlay e o Android Auto no seu NissanConnnect?
As apps são parte relevante do ambiente atual da conectividade entre as pessoas, por isso são também essenciais para uma experiência enriquecedora de utilização do automóvel. O sistema NissanConnnect integra na sua última geração diversas apps, entre elas o Apple CarPlay e o Android Auto.

A 3ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente ficou marcada por um anúncio chave na área da Integração Inteligente, traduzindo um investimento de dois milhões de euros na criação de infraestruturas de carregamento rápido em Portugal.

Recentemente, a Nissan realizou o Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente, em Porto Salvo (Oeiras). Quais foram as principais conclusões deste encontro? Existiram menções à conectividade automóvel enquanto tendência de futuro?
A 3ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente ficou marcada por um anúncio chave na área da Integração Inteligente, traduzindo um investimento de dois milhões de euros na criação de infraestruturas de carregamento rápido em Portugal. Até 2020, a Nissan irá instalar 100 postos, sendo que os primeiros 20 vão estar disponíveis a curto-prazo, numa parceria estratégica com a GALP Energia.
A Nissan Portugal revelou também o início das encomendas das versões 3.ZERO do LEAF, que constituem uma evolução do líder de vendas em Portugal e na Europa. Com estas novas propostas, o Nissan LEAF amplia a atração dos automóveis totalmente elétricos para um número ainda mais alargado de clientes. A chegada de uma nova bateria de 62kWh à gama Nissan LEAF, a qual possui mais 25% de densidade, o que se traduz num aumento de 55% na capacidade de armazenamento de energia e num aumento de 40% de autonomia em comparação com os LEAF equipados com uma bateria de 40kWh. Isto permite ao LEAF 3.ZERO e+ uma autonomia expectável de 385km com um único carregamento. Uma evolução também patente na nova motorização, capaz de fornecer 160kW (217cv).

Neste sentido, como avalia o conceito de Ecossistema Elétrico da Nissan?
A Nissan é, sempre, sinónimo de inovação e a prova disso foi também o anúncio da aplicação do conceito de Ecossistema Elétrico da Nissan no Teatro Camões, em Lisboa, que serviu de palco ao evento. O modelo a instalar, em fase de estudo de viabilidade, replica o que já é um sucesso na Johan Cruyff Arena (antiga Amsterdam ArenA), o emblemático estádio do clube de futebol Ajax. O sistema baseia-se na produção de energia por painéis solares, no armazenamento em baterias usadas de veículos elétricos, nomeadamente o Nissan LEAF, e posterior utilização nas necessidades do edifício e no carregamento de automóveis elétricos, demonstrando uma vez mais os benefícios da Integração Inteligente da Nissan.

Concebe que o futuro do automóvel passa por este tipo de sistemas integrados nos veículos?
Para a Nissan a conectividade é um aspeto fundamental na Integração Inteligente, mas também desempenha uma papel de relevo no âmbito da Energia Inteligente – enquanto fator de essencial na eficiência da gestão da energia – e na Condução Inteligente, já que esta só é possível através de um elevado grau de conectividade entre veículos, entre estes e os seus utilizadores, e de todos eles com as infraestruturas que os rodeiam.

De que forma a Nissan diferencia a sua oferta face à concorrência?
A nossa Missão enquanto marca é a de “Melhorar a Vida das Pessoas”, em tudo o que isso significa: mais e melhor mobilidade, defender o meio ambiente, preservar recursos, diminuir a sinistralidade, enfim, contribuir para um Futuro mais Sustentável. Por isso, o nosso foco está colocado nos nossos clientes e naquilo que conseguimos fazer para tornar melhor as suas vidas, quando conduzem, mas também quando não o estão a fazer!
Se isso nos diferencia da concorrência ou não é secundário, porque o que procuramos não é diferenciar-nos, mas antes cumprir este nosso papel, que assumimos com grande convicção e comprometimento, de incorporar a nossa missão enquanto marca em tudo aquilo que fazemos.

Biografia
António Pereira Joaquim tem a frequência na licenciatura em Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico (UL). Integrou o Programa Avançado de Gestão (PAGE) da Universidade Católica Portuguesa. É atualmente Diretor de Comunicação da Nissan Iberia S.A., tendo sido antes Public Relations and IT Manager na empresa Entreposto Comercial – Veículos e Máquinas S.A. e Member of the Board da Entreposto Algarve Lda.

ÚLTIMAS ENTREVISTAS
Edição Osvaldo Pires Design Lília Correia
Produção Lília Correia Publicidade comercial@algebrica.pt
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).

jdahdladhdl