SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#89 | JANEIRO 2017
PAUL CEZANNE
Diretor Geral da FUCHS Lubrificantes
"Oferecemos ao mercado tecnologia com retorno"
 

Qual é o historial da FUCHS na área dos lubrificantes para automóveis?
A FUCHS é uma filial do Grupo FUCHS PETROLUB SE, o maior produtor independente mundial de lubrificantes. Fundada em 1931, é uma empresa de cariz familiar cotada em bolsa. A família FUCHS detém a maioria do capital e garante assim a independência do grupo. A empresa é especializada em lubrificantes e concentra-se principalmente em três segmentos: na indústria, no negócio do primeiro enchimento dos OEM e na venda de lubrificantes para o aftermarket automotive. Os lubrificantes automotive representam 42 por cento das vendas do grupo. A nível mundial, em 2015 conseguimos um crescimento recorde de 11 por cento e um volume de negócios de dois mil milhões de euros.
Há mais de 85 anos que a FUCHS dedica todas as suas atividades e trabalho de pesquisa para desenvolver lubrificantes inovadores e de vanguarda tecnológica. Desenvolvemos, em conjunto com os fabricantes de automóveis, os lubrificantes do futuro, que depois de utilizados no primeiro enchimento dos nossos parceiros, são lançados no aftermarket automotive. A FUCHS está em Portugal desde 1989 e tem vindo a oferecer ao mercado português uma das gamas mais alargadas de lubrificantes automotive. A nossa gama inclui óleos de motor, óleos de caixa de velocidades e diferenciais, fluidos para transmissões automáticas, fluidos hidráulicos, lubrificantes para maquinaria agrícola, massas lubrificantes e especialidades para manutenção e anticongelantes. Disponibilizamos ainda a gama PLANTO de óleos e massas biodegradáveis. O balanço que fazemos da nossa presença no mercado português é claramente positivo.
Como especialista inovador a FUCHS estabelece padrões no negócio internacional de lubrificantes. A empresa possui várias plataformas de testes para avaliar os requisitos específicos dos nossos clientes. Os testes são realizados em condições reais de operação e são um componente chave do processo de desenvolvimento de lubrificantes.

Como descreve a atividade do FUCHS, enquanto fornecedor de lubrificantes para automóveis?
A FUCHS é especialista em lubrificantes automóveis. Na Alemanha, todos os automóveis que saem para o mercado têm pelo menos um lubrificante FUCHS. A qualidade dos nossos produtos é reconhecida, aprovada e recomendada. A FUCHS tem vindo a ser pioneira no lançamento de novos produtos com as aprovações OEM para o mercado português. Exemplo disso foi a introdução há quatro anos da tecnologia XTL (Xtreme Temperature Lubrication) que é uma tecnologia em óleos de motor, tanto para ligeiros como pesados. Esta tecnologia permite economia de combustível, performance de arranque aperfeiçoada, redução de consumo do lubrificante e uma maior resistência ao envelhecimento. A elevada performance e a fiabilidade operacional estão garantidas durante todo o intervalo de mudança de óleo. Ainda no aftermarket, mas específico para motas, desenvolvemos uma linha das mais completas que a marca tem, a FUCHS Silkolene, que são produtos lubrificantes de competição e uma referência de qualidade no mercado das motas. Atualmente já estamos a comercializar os produtos Pentosin que são complementares à vasta gama da FUCHS.

Qual é a importância da recente aquisição do fabricante alemão de lubrificantes Pentosin, realizada pela FUCHS?
Com a aquisição da Pentosin, a FUCHS amplia a sua gama de lubrificantes e reforça a sua liderança mundial como fabricante independente. A Pentosin está no mercado há mais de 80 anos e a sua qualidade é reconhecida por marcas como Audi, Mercedes, BMW, Volkswagen e Porsche. A elevadíssima especialização tecnológica, em cumprimento com as mais altas exigências internacionais, complementa na perfeição a nossa gama atual. Estas novas soluções fazem da FUCHS uma empresa ainda mais polivalente na hora de prestar um serviço de qualidade aos clientes.

A FUCHS possui várias plataformas de testes para avaliar os requisitos específicos dos nossos clientes. Os testes são realizados em condições reais de operação e são um componente chave do processo de desenvolvimento de lubrificantes.

Em termos gerais, quais são as principais soluções de lubrificantes para automóveis, da Pentosin, introduzidas agora no mercado?
Vamos apostar em lubrificantes específicos para transmissões de dupla embraiagem, sistemas de direção assistida e centrais hidráulicas.

Como caracteriza a oferta da FUCHS no mercado dos lubrificantes auto?
A FUCHS garante ao mercado a gama mais completa de lubrificantes para o setor automóvel. Um cliente que escolha a FUCHS tem a garantia de ter sempre uma solução de lubrificação ideal, de acordo com as suas necessidades e com as exigências dos fabricantes dos seus veículos. Estamos a falar de produtos que são desenvolvidos para aplicações específicas, com as mais recentes tecnologias e que garantem uma elevada performance durante todo o período de utilização dos lubrificantes.

Na sua opinião, quais são as grandes inovações na oferta de lubrificantes da FUCHS?
Os esforços exigidos aos lubrificantes têm aumentado imenso. Isto é uma consequência de um conjunto de fatores: da redução do tamanho dos motores, das diferentes e cada vez mais extremas condições operacionais e da introdução de novas tecnologias como, por exemplo, os sistemas “start-stop”, que exigem características de lubrificação mais exigentes, sobretudo na fase de arranque. Como resposta, a FUCHS desenvolveu óleos base com a inovadora e exclusiva tecnologia XTL (Xtreme Temperature Lubrication). Outro exemplo é o novo produto TITAN GT1 EVO SAE 0W-20. Trata-se de um óleo de motor de baixa viscosidade de performance premium. Foi especialmente desenvolvido para motores reduzidos com máxima potência de exploração. Contribui para a poupança significativa de combustível e para a redução de emissões de CO2. Destaca-se pelas propriedades excecionais de arranque a frio, pela lubrificação rápida e excelentes reservas de potência. Atualmente temos 24 laboratórios de Investigação & Desenvolvimento em todo o mundo com 416 engenheiros e cientistas a nível mundial. Investimos todos os anos mais de 30 milhões de euros em I&D e temos mais de 600 projetos a decorrer em simultâneo. Oferecemos ao mercado tecnologia com retorno.

Biografia
Paul Cezanne é licenciado em Business Administration, pela Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main (Alemanha). Ocupa atualmente o cargo de Diretor Geral da FUCHS Lubrificantes.

ÚLTIMAS ENTREVISTAS
Edição Osvaldo Pires Design Lília Correia
Produção Lília Correia Publicidade comercial@algebrica.pt
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).

jdahdladhdl