SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#91 | MARÇO 2017
 
JORGE ANTUNES
Diretor Ibérico de Lubrificantes da Galp Energia
"Os lubrificantes Galp são uma garantia de qualidade"
 

Qual é o historial da Galp Energia na área dos lubrificantes para automóveis?
A produção inicial de lubrificantes pelo Grupo Galp, iniciou-se em 1941 no complexo industrial da refinaria de Cabo Ruivo. Em 1969, entrou em funcionamento a refinaria de Matosinhos, com uma fábrica de óleos base e uma fábrica de óleos e massas lubrificantes. Em 1976, foi constituída a Petrogal e foi então delineada a linha de lubrificantes agregadora das existentes, que foi lançada em 1978 com a marca Galp. A fábrica de lubrificantes Galp continua inserida no complexo industrial da refinaria de Matosinhos. É de lá que saem os lubrificantes Galp para os vários pontos do globo.

Em termos gerais, como avalia a evolução da oferta da empresa nesta área?
A linha de lubrificantes para automóveis foi, desde sempre, uma das gamas bandeira da Galp e ao longo das décadas os lubrificantes Galp foram evoluindo e acompanhando os enormes desafios tecnológicos lançados pela indústria automóvel. A gama de lubrificantes para motores de ligeiros, gama GALP Formula, foi lançada inicialmente em 1991 com o lubrificante Galp Formula 1. A gama de lubrificantes para pesados, gama GALP Galáxia, foi lançada inicialmente em 1998. Para além destes lubrificantes para motor, a Galp tem uma linha abrangente de lubrificantes que respondem aos requisitos dos diversos órgãos a lubrificar num automóvel. A equipa Galp é constituída por técnicos de elevado know-how que acompanham as novas evoluções tecnológicas e tendências, e que desenvolvem lubrificantes cumprindo e superando os requisitos dos construtores de automóveis. São prova disso, as inúmeras aprovações oficiais atribuídas por estes construtores, que reconhecem e confirmam a excelência dos lubrificantes GALP Formula e GALP Galáxia.

De que forma, avalia a atividade da Galp Energia, enquanto fornecedora de lubrificantes para o mercado automóvel?
A Galp apresenta-se como uma marca de lubrificantes tecnologicamente avançada, de confiança, e que atua de forma próxima junto dos seus clientes. A linha de lubrificantes Galp é abrangente e cobre inúmeros tipos de aplicações, desde as aplicações no ramo Automóvel, Indústria e de Marinha. Os produtos apresentam níveis de qualidade de excelência, sendo reconhecidos e aprovados pelas principais marcas de construtores de viaturas e de equipamentos industriais.

Como caracteriza a importância da linha de lubrificantes da Galp Energia para os veículos ligeiros e pesados?
A gama de lubrificantes GALP para veículos ligeiros e pesados é de importância máxima para as empresas. Dedicamos-lhes recursos, tempo e investimento, para garantir que colocamos no mercado produtos tecnologicamente avançados e com a performance adequada e comprovada pelos construtores de equipamentos.

O grande desafio no setor dos lubrificantes consiste em conseguir acompanhar todas as evoluções e desenvolver produtos adaptados aos diversos requisitos.

A Galp está a realizar uma reorganização global da sua gama de lubrificantes para veículos ligeiros. Concretamente, como está a ser segmentada a oferta de lubrificantes para o mercado automóvel?
A linha de lubrificantes GALP tem soluções de lubrificação abrangentes para os requisitos quer dos veículos ligeiros quer dos veículos pesados. No caso dos lubrificantes para motores de veículos ligeiros, está em curso uma reorganização global da gama. Foram criadas subfamílias, alinhadas com o que são as atuais necessidades e tendências. Assim, a linha GALP Formula destina-se à lubrificação de motores de veículos ligeiros e está organizada em subfamílias, disponíveis em vários graus de viscosidade e com performance alargada. Cada uma destas famílias é composta por vários lubrificantes, com diversos graus viscosimétricos e a cumprir os exigentes requisitos dos vários fabricantes de equipamentos.

Como classifica as preocupações da empresa para responder às tendências tecnológicas a nível de lubrificantes auto?
Em termos de enquadramento, o impacto ambiental é o grande driver do setor automóvel. Os avanços tecnológicos mais recentes permitiram desenvolver motores com menor consumo de combustível, menores emissões de gases de escape e o alargamento dos intervalos entre manutenções. Como sempre, continuamos a acompanhar de perto a evolução dos equipamentos e tecnologias, de forma a garantir que a oferta de produtos GALP esteja sempre adequada aos requisitos do mercado e dos nossos clientes.

Quais são as preocupações da Galp em termos de sustentabilidade ambiental, no que concerne à utilização de óleos lubrificantes?
No nosso setor temos a consciência do impacto que a nossa atividade tem no mundo, pelo que a sustentabilidade e a preocupação ambiental estão presentes em tudo o que fazemos. E o reconhecimento disso está nos diferentes índices em que a GALP está presente. Este ano a GALP integrou, pelo quinto ano consecutivo, o Dow Jones Sustainability Indices (DJSI), os quais são formados pelo grupo das empresas mais sustentáveis do mundo, e que são reconhecidas pelas suas políticas de sustentabilidade. Foi também reconhecida como líder global pelas suas ações e estratégias em resposta às alterações climáticas, tendo sido incluída na The Climate ‘A’ List do CDP – Driving Sustainable Economies. Um reflexo da estratégia, compromissos e ações da GALP em relação à Energia e ao Clima.

Como perspetiva o futuro neste mercado?
Ao nível de desenvolvimentos tecnológicos de lubrificantes, e neste caso, os lubrificantes para motor, temos necessariamente de acompanhar a evolução do setor automóvel. E este setor tem objetivos a longo prazo muito claros, como a Economia de Combustível e a Redução das Emissões - os quais só serão atingidos através de mudanças profundas nos equipamentos, e que têm de ser complementadas com o contributo imprescindível dos lubrificantes. O grande desafio no setor dos lubrificantes consiste em conseguir acompanhar todas estas evoluções e desenvolver produtos adaptados aos diversos requisitos.

Na sua opinião, como descreve a diferenciação da oferta de lubrificantes da Galp face à concorrência?
Existem diversos aspetos que diferenciam a proposta de valor da Galp, face à concorrência, nomeadamente, porque a empresa é uma marca credível e que transmite credibilidade aos seus clientes e parceiros. É uma marca forte e com uma oferta diversificada de produtos. Temos uma capacidade de adaptação, proximidade e flexibilidade – a Galp tem o centro de decisão e produção em Portugal, desenvolvendo produtos adaptados ao mercado. Os lubrificantes Galp são uma garantia de qualidade. Para além das diversas aprovações internacionais, existe toda uma estrutura de excelência que inclui: desenvolvimento, produção, laboratório, assistência técnica e áreas comerciais que asseguram a excelência da qualidade dos produtos e serviços Galp.

À imagem de outros fornecedores de lubrificantes para automóveis, a empresa oferece serviços de valor acrescentado, como formação, aos seus clientes?
A Galp dispõe de uma área de assessoria técnica composta por técnicos especializados que dão apoio aos nossos clientes, fazem ações de formação, planos de lubrificação e auxiliam os clientes na preconização de produtos. Efetuamos ainda o acompanhamento de óleos em serviço e consultoria relativa a soluções de lubrificação.

Em termos de cobertura nacional, como caracteriza a rede de distribuição da empresa?
Os lubrificantes Galp estão disponíveis em todo o país, através do abastecimento direto ou por via de parceiros distribuidores.

Qual é o perfil dos clientes da Galp na área dos lubrificantes para automóveis?
A GALP tem uma diversidade de canais de distribuição que permitem que os seus lubrificantes estejam presentes junto de clientes com perfis diversos. Tanto estamos presentes nas nossas lojas Tangerina, em ligação direta aos clientes particulares, como numa grande diversidade de concessionários auto, oficinas, empresas transportadoras, industrias diversas, hipermercados, etc. Temos também uma presença internacional, com especial enfoque em Espanha, em África e, através de distribuidores, em outras geografias.

Biografia
Jorge Antunes é licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Gestão (Lisboa). Está na Galp há 23 anos, tendo desempenhado funções no Retalho (Postos de Abastecimento). Foi ainda responsável pelo Centro de relacionamento com o cliente e, posteriormente, pela Direção de Meios de Pagamento (Cartões). Atualmente ocupa o cargo de Diretor Ibérico de Lubrificantes da Galp.

ÚLTIMAS ENTREVISTAS
Edição Osvaldo Pires Design Lília Correia
Produção Lília Correia Publicidade comercial@algebrica.pt
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).

jdahdladhdl