SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#96 | SETEMBRO 2017
 
SANDRA SEQUERRA
Solutions & INDICATA Pro Business Unit Manager da Autorola
Gestão do negócio de usados na Era Digital
 

Ao longo da última década o mundo acelerou a mudança para ritmos nunca antes vistos. Estamos a falar de forças disruptivas que obrigam a transformações em todos os negócios, incluindo as vendas de veículos usados.

Tudo e todos tornaram-se interligados. Cada um de nós, enquanto cliente, utiliza smartphones carregados com aplicações que nos permitem verificar rapidamente os preços, comparar ofertas de serviços, ler opiniões e apelar aos conhecimentos dos amigos, ao mesmo tempo que examinamos as respetivas ofertas face às da concorrência. Quer os consumidores quer as empresas pesquisam, conectam-se e compram online através dos seus telemóveis sem sequer pensar duas vezes. E esperam do retalho automóvel níveis de eficiência semelhantes aos que obtêm quando fazem compras de outros serviços e bens. Esta disrupção digital teve impacto direto no negócio de veículos usados, nomeadamente na compressão das margens. “Tempo” é, pois, a palavra-chave. Os operadores que queiram continuar a ser bem-sucedidos terão de se tornar mais eficientes, otimizando o chamado “Time to Market” (redução dos tempos desde a compra até à venda) e, consequentemente, reduzindo as perdas e aumentando os ganhos. Acreditamos que a melhor forma de fazer face a estes desafios é gerindo o negócio dos veículos usados, fazendo uso da informação em tempo real, para que esta se torne numa vantagem competitiva. E como tudo aquilo que não é medido não pode ser melhorado, torna-se imperativo implementar indicadores-chave de desempenho (KPI’s) de forma a se compreender, gerir e melhorar o negócio. Para medir e melhorar o desempenho é necessário acompanhar os indicadores-chave de desempenho certos. Esta pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Os operadores que queiram continuar a ser
bem-sucedidos terão de se tornar mais eficientes,
otimizando o chamado Time to Market.

Análise em tempo real

Fruto da constante adaptação às necessidades dos nossos clientes desenvolvemos uma ferramenta de inteligência de mercado – o INDICATA – que recolhe, processa e analisa dados sobre veículos usados online, de forma a facultar informação relativa à dinâmica do mercado, incluindo oferta, procura, preços, stocks, etc. Esta plataforma “web” monitoriza todos os veículos usados à venda num mercado, recolhendo automaticamente dados em tempo real de websites de anúncios classificados, websites de Construtores, Concessionários, Comerciantes de usados, etc. O INDICATA conta, também, com um painel de gestão que fornece indicadores-chave de desempenho em tempo real, relatórios e análises permitindo medir instantaneamente a sua posição no mercado, conhecer a oferta e a procura para o seu stock, bem como planear estratégias e táticas para proteger os valores residuais, aumentar as vendas, otimizar os preços dos usados e gerir os riscos derivados das constantes alterações das condições do mercado. No portefólio da Autorola disponibilizamos ainda uma ferramenta personalizável de otimização de fluxos de trabalho que permitirá, de uma forma bastante rápida e visual, reunir toda a informação gerada pelos diversos sistemas que suportam o negócio, com foco no que poderá correr mal ou no que possa vir a ser melhorado. O cliente poderá ainda contar com a nossa potente plataforma de leilões online para comprar e vender veículos de uma forma rápida e transparente. Todos os produtos da Autorola podem ser integrados num só, ajudando os clientes a reduzir os tempos de uma forma efetiva, desde a compra até à venda de um veículo usado e a aumentar os lucros do seu negócio de veículos atual.

Biografia
Sandra Sequerra é licenciada em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, tendo tirado um MBA pela Universidade de Sheffield. Atualmente é Solutions & INDICATA Pro Business Unit Manager da Autorola. Antes foi Key Account Manager na mesma empresa.

ÚLTIMAS ENTREVISTAS
Edição Osvaldo Pires Design Lília Correia
Produção Lília Correia Publicidade comercial@algebrica.pt
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).

jdahdladhdl